Inaugurada em 1882, ainda no governo imperial de Dom Pedro II, a Estação Ferroviária da Baturité abriga o Museu do Município e a Secretaria de Cultura. Ao lado do prédio, uma maria-fumaça lembra os festejos dos cem anos da Estrada de Ferro de Baturité. Wedney Rodrigues de Sousa, secretário de Cultura do Município, destaca que a chegada da ferrovia significou desenvolvimento para a região. "Nós tínhamos aqui o principal meio de escoamento da produção, do café e também do algodão e também um grande incremento no transporte de pessoas", destaca.
Atualmente a economia de Baturité baseia-se principalmente na exploração do setor terciário da economia (comércio e prestação de serviços), na extração vegetal e em culturas de algodão, banana, arroz, milho, feijão, café e cana-de-açúcar, porém, assim como na maioria dos municípios cearenses (com exceção do café), esta ainda é feita com técnicas agrícolas rudimentares fazendo com que o solo empobreça e a produção seja insignificante em termos nacionais. Ainda assim, Baturité se destaca na sua região sendo um importante centro consumidor e abrigando sede de muitas empresas regionais. Com um comércio forte, base da economia do município, a cidade vem conseguindo muitos avanços na qualidade de vida da população e na modernização da cidade.
Ainda é importante destacar o cultivo do café, que embora tenha diminuído muito após a crise de 29 e outras crises na economia brasileira, vem crescendo, atualmente, utilizando-se a técnica do cultivo sombreado e 100% orgânico. Esse tipo de cultivo fez com que o café baturiteense ganhasse destaque nacional e internacionalmente por ser um produto de alta qualidade e saudável.
Outra fonte de renda do município é o turismo, com um grande potencial, mas que ainda precisa ser melhor explorado. Baturité possui uma APA (Área de Proteção Ambiental) nos remanescentes de Mata Atlântica existente no município, trilhas, cachoeiras, áreas propícias para prática de esportes de aventura e um grande acervo cultural espalhado por toda a cidade como museus, monumentos e edificações centenárias. Dentre esses podemos destacar:
Prédio da Cultura (hoje a sede da Secretária de Saúde)
Pelourinho (marco da fundação da cidade)
Palácio Entre Rios (antiga cadeia municipal e hoje sede da prefeitura)
Igreja Matriz de Cristo Rei (localizada em um alto no bairro do Putiú)
Estrada de Ferro juntamente com a estação ferroviária (onde expõe obras de Olavo Dutra Alencar)
Via Sacra Pública de Baturité (com 365 degraus)
Imagem de Nossa Senhora de Fátima (exposta no alto do morro da Via Sacra, a maior imagem da santa no mundo)
Igreja de Santa Luzia (inaugurada em 1879)
Antiga Escola Apostólica dos Jesuítas (atualmente conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, funciona como casa de retiros, encontros religiosos, congressos, hospedagem e descanso. O prédio lembra um castelo medieval);
Mirante do Cruzeiro (magnífica obra de uma cruz com 25 metros de altura sobre uma montanha, monumento recém inaugurado)