O nome Guaiúba possui dois significados. O primeiro, mais popular, foi traduzido do tupi-guarani por José de Alencar, significando “por onde vêm as águas do vale”. Uma segunda versão designou o termo como sendo “bebida da lagoa”. Ambas fazem relação com o mais importante e abundante recurso natural da localidade, a água.
1872 - Estrada de ferro alavanca desenvolvimento
Em Guaiúba, a cidade não se desenvolveu ao redor da igreja matriz. Tal espaço urbano desenvolveu-se ao redor de outro monumento: a estação ferroviária. Bem antes de o Brasil transferir investimentos para a indústria automobilística - o que ocorreu nas primeiras décadas do século XX - o transporte de passageiros e mercadorias era feito através de linha férrea. Em 1872 foi inaugurada a Estrada de Ferro de Baturité, em Guaiúba, construída uma estação de trem e, próximo à estação ferroviária, desenvolveu-se o centro comercial e político da cidade.
Os moradores mais antigos contam que, inicialmente, a área urbana de Guaiúba tinha a seguinte configuração. Era um pequeno núcleo formado por três ruas: a Rua Cel. João Correia Mendes é, e já era, a principal via de acesso, e de um lado dela estava a linha férrea e, do outro, a CE-060; havia também a Rua Antônio Acioly, onde se localizava a Capela do Santo Cruzeiro, construída entre 1930 e 1931; e, por fim, a Rua Doutor Leiria de Andrade, conhecida anteriormente por Rua Velha.
É no centro comercial de Guaiúba, região próxima ao calçadão, que se pode encontrar os supermercados, o Banco do Brasil, a Agência dos Correios, a casa lotérica e a sede da prefeitura.
A cidade de Guaiúba, apesar de possuir uma pequena densidade demográfica e uma área de urbanização pouco desenvolvida, apresenta uma tendência de incorporação aos processos em curso na região metropolitana de Fortaleza. É o caso da área nuclear, constituída pela cidade de Fortaleza.
A partir da área nuclear, iniciou-se uma dinâmica de desconcentração de atividades industriais em suas circunvizinhanças, na década de 1980, tornando-se um centro de porte regional e inter-regional de serviços.
No início, este fenômeno concentrou-se fortemente no município de Maracanaú, sendo hoje notório seu deslocamento em direção a Pacatuba e Guaiúba. Tal tendência abre novas possibilidades de suprimentos urbanos provenientes do setor primário, situado na área de influência próxima, bem como dos serviços no setor de transformação industrial.
Principais atividades
Algodão herbáceo sequeiro; abate de carnes de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e equídeos; produção de salsicharia; avicultura de corte e postura; suinocultura.